5 de dez. de 2010

Viajar é bom, mas voltar pra casa é ótimo!

Cada um tem um jeito de perceber as coisas e de apreciá-las. Que fique bem dito: sou uma apreciadora da natureza e de paisagens naturais. Arquitetura não me impressiona e tem que ser algo muito "óóó" para me fazer gostar. Não que eu ache feio, mas não me dá emoção. Já uma cadeia de montanhas, água, paisagens com plantas, jardins, parques, etc. eu adoro. Questão de gosto, fazer o quê?!
Tem coisas boas e tem coisas ruins em viajar...Viajar a trabalho é BEM diferente de uma viagem de férias a lazer, mesmo assim vi alguma coisa e voltei, de um certo modo, triste, pois temos tudo, TUDO, para sermos há séculos um paisaço. É só cair uma semente que brota, tem água, rios, cachoeiras, somos, definitivamente (de um modo geral, que seja dito) hospitaleiros, etc...O lado alegre é ver nossas beiras de estradas verdinhas, com pés de milho, feijão, casas com seus jardins e hortinhas e amar ser daqui. Valorizei mais o Brasil saindo pra fora.
Mas vamos a alguns aspectos gerais:
  • Longas horas de vôo em lugares cada vez mais apertados nos aviões;
  • Pela primeira vez na vida: Europa!
  • De perto nem tudo é o que divulgam, vi muitos pedintes e mendigos em Lisboa;
  • os caboverdianos me pareceram, em geral, formais, mais sérios do que eu imaginava e não vi grandes danças. Fiz uma imagem do que seriam os africanos, errado isso, confesso. Agrupar em grandes categorias não é uma boa política, cada povo é um, cada grupo é diferente, cada indivíduo é único. Isso me fez pensar em como é difícil lidar com cultura, pois eu mesma não sou a brasileira "típica" que os estrangeiros esperam encontrar;
  • Cultura, cultura e cultura! Hospitalidade, as relações pessoais, comida (não só o quê, mas quando, quanto e como se come), como se locomover, o que causa indignação ou não...assunto complexo...
Resumindo
Mas valeu, e muito, a experiência e os conhecimentos adquiridos e compartilhados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!