6 de abr. de 2014

Retomando a vida: trilha João Dias (Minas do Camaquã) I

A vida, bem aos poucos, vai retomando o seu sabor de liberdade pré-doutorado, naqueles bons tempos em que eu caminhava e fazia muitos trekkings.
Mesmo recém tendo voltado de viagem, me inscrevi neste passeio às Minas do Camaquã (distrito de Caçapava do Sul). Eu já conhecia a Pedra das Guaritas, em alguns trekkings que fiz, ficam a uns 10 km dali e pensei que se as paisagens fossem parecidas ia valer muito a pena. E valeu!
No início estava muito passeio turístico normal, desce do ônibus, sobe no ônibus, desce do ônibus, sobe no ônibus, coisa que eu não gosto, mas depois, à tarde, começamos a caminhar e ver as belezas naturais do local e me encantei.
A Minas do Camaquã, é um distrito de Caçapava do Sul e, como o nome sugere, é uma antiga mina, principalmente de cobre. Está desativada, mas existem rumores de que será reativada. Já foi "moderna" abrigando casas pré-fabricadas, vindas dos EUA, cinema e clube para os engenheiros e trabalhadores que chegaram a ser uns 5 mil. Hoje em dia, tem 350 habitantes, aproximadamente e para a quantidade da população, muitos cães de rua e sujeira nas ruas.
A instalação de uma empresa de aventura ecológica, a Minas Outdoor Sports, está melhorando bastante a imagem e o nível de vida do distrito.
Bem...o passeio, algumas imagens.


Visão geral da mina a céu aberto

Saindo da mina, de ônibus (veja a cor da água!)


Não sou lá uma grande fotógrafa, ainda mais com câmera de celular, mas esta até que saiu...LINDA!

Barragem que ruiu

Um comentário:

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!